mvi8747.mp4

MVI8747.mp4 – Como e Porquê?

Já partilhei no meu facebook, mas decidi fazer um artigo mais extenso neste espaço. No final do mês de Julho lancei uma nova curta-metragem. O MVI8747.MP4 é uma curta-metragem found footage, ultra low budget, feita com amigos e lançada diretamente para YouTube.

Minor Spoilers! Se ainda não viu o filme, é melhor ver primeiro aqui.

A ideia já havia surgido no início do ano. Foi discutida com o Marco e com o Bragada, de forma a acertar os detalhes do pequeno enredo e seguiu-se depois a escolha de quem faria de fantasma. Felizmente a nossa primeira escolha aceitou sem grande insistência da nossa parte: a Joana.

A localização estava escolhida desde que passei naquela rua a correr à noite e me apercebi de que a visibilidade era nula. Além disso, a rua fica numa encruzilhada e é conhecida por ser o palco de vários rituais de natureza oculta. As encruzilhadas são sempre um espaço os antigos dizem que acontecem este tipo de fenómenos. É aliás um tema abordado no documentário que realizei sobre O Tardo.

Começamos por filmar a cena final com a Joana. A cena tinha de ser filmada toda em um só take o que levou a que tivesse de ser repetida várias vezes, enquanto que a Joana, ia ficando sozinha no escuro sempre que tínhamos de voltar atrás com o Range Rover para repetir.

Quanto ao restante filme, a parte inicial, foi filmada de uma só vez assim que demos por concluída a cena com a Joana.

Recebemos algumas criticas devido à linguagem usada. Mas era um pouco o queríamos. Fazer uma parte inicial muito, muito nonsense e informal em contraste com uma parte final mais tensa e creepy.

Porquê um Found Footage?

Primeiro porque fica mais barato e dá menos trabalho na edição.

Segundo, porque a ideia era testar um pouco o lançar do projecto como se tivesse mesmo sido algo achado na mata.

Terceiro, porque é um género que me suscita muita curiosidade e que tinha interesse por experimentar. Gostei. Mas não sei se é uma praia onde queira voltar.

mvi8747

mvi8747

Depois de tudo filmado e editado, contactei o Ricardo para ser o meu “lançador”. Basicamente passei-lhe estas duas imagens.

SD Card

Desktop Linux

A primeira mostra o cartão de memória supostamente achado na Rua dos Ingleses.

A segunda mostra um Desktop Linux com um ficheiro de vídeo chamado MVI8747.mp4.

O ricardo lançou o post no facebook de que encontrou o cartão na dita rua e, mais tarde, partilhou o vídeo.

Ficam algumas reacções.

mvi react mvi react2 mvi react3

ATENÇÃO! Encontrei ontem um cartão SD na berma da estrada da Rua dos Ingleses em Macieira de Sarnes, Oliveira de Azemé...

Publicado por Ricardo Silva em Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

A uma pequena escala foram reações interessantes e que provam que a estratégia teve o resultado esperado.

Fica aqui o filme para que possam apreciar totalmente. Não deixem de passar no IMDb para avaliar.

MVI8747.mp4 (2017) on IMDb

Marcações: trabalho, filme

Comentários