Jogo de Palavras

Jogo de Palavras

#SundayFunday. Foi dia de ver um dos vários filmes que têm estado em standby. Palabras Encadenadas, um filme espanhol de Laura Maña e que foi a estrela do FantasPorto de 2004.

Eu admito um certo afastamento no que toca ao cinema ultimamente. Quer os filmes recentes, quer os antigos e que nunca vi, têm sido negligenciados por mim nos últimos tempos. Coisas como Game of Thrones, Walking Dead, Crónicas de Gelo e Fogo (os livros) e GTA V têm tomado por completo tudo o que é tempo de lazer que eu tenho.

Mas este fim-de-semana, enquanto o meu pc fazia o titânico export final do penúltimo episódio do [Sobre]Viver por Conta Própria (com o Hugo Marques e que terá cerca de 38 minutos), dediquei-me a ver dois filmes. Um deles foi este.

Lembro-me de ter visto, no máximo, dois filmes espanhóis na minha vida: o REC e o Volver. Este Palabras Encadenadas (Jogo de Palavras, por cá) é uma experiência tão positiva como os mencionados anteriormente.

Em primeiro lugar a forma como começa o filme é arrebatadora. E só por aí já prende. Aquele plano longo no início e a maneira como se desenrola atrai-me bastante.

Depois, a estética de todas as cenas que envolvem a interação dos protagonistas Ramon Diaz (Darío Grandinetti) e Laura Galán (Goya Toledo) é muito interessante. Ambos protagonizam um jogo de gato e rato durante os 87 minutos do filme em que a posição de poder vai variando e isso é percetível não só na sua interpretação, claro, mas também na forma como a camara a mostra.

palabrasencadenadas 02

Falar mais, era entrar em território de spoiler e não vou fazer isso. Mas notem apenas que é um filme europeu. Por isso esqueçam aquela ação a que podem estar acostumados em thrillers de Hollywood. Aqui o foco é na história, sem descurar o visual, claro, mas história, história, história.

As interpretações dos protagonistas são notáveis, nomeadamente a da Goya Toledo.

Façam um favor a vocês próprios e vejam isto. Além de vários prémios no FantasPorto de 2004, Palabras Encadenadas, arrecadou ainda prémios em festivais de Amesterdão e Málaga.

Podem clicar aqui para ver os ratings que dei a este e a outros filmes.

Sinopse:

“Fechada numa cave escura, Laura uma psiquiatra de 30 anos, contempla horrorizada um vídeo onde um homem confessa ser um assassino em série. É Ramón, um homem aparentemente normal, de 40 anos, que parece ser inofensivo. Amordaçada e amarrada a uma cadeira, Laura descobre que é a mesma pessoa que a raptou e que a vislumbra na sombra. Um jogo de tortura psicológica começa, o jogo de palavras. Se ganhar, ele liberta-a, mas se perder ninguém sabe o que irá acontecer. À medida que o suspense cresce, num labirinto de arrepiantes voltas e reviravoltas, este duro thirller psicológico vai leva-lo a um final surpreende.”

Trailer:

Marcações: cinema

Comentários