
GOT S07E01 - Dragonstone - Review
Mais de um ano depois do último episódio da Temporada 6 chega a 7ª Temporada de Game of Thrones. A expectativa era grande. Mas será que este episódio atinge o nível de expectativa?
Dei-me ao trabalho de ler algumas reviews do público antes de escrever isto e a verdade é que o sentimento é misto: há quem esteja completamente embriagado pelo hype criado pelos trailers e pela promoção, mas também há quem olhe para além disso e se sinta defraudado.
Mas esta é a MINHA análise e não vou falar das outras.
Dragonstone é um bom episódio de GOT, sem encher chouriços, e que fornece uma boa referência quanto ao ponto em que estão os personagens da história e dá alguns indícios do que vem a seguir.
Se olharmos para episódios como Hardhome ou Battle of the Bastards, principalmente este último que é para mim a melhor coisa que vi na Televisão (exceto quando vi FC Porto a ganhar a Liga dos Campeões em 2004 J) é difícil dar a Dragonstone um 9/10. Um 8/10 (se estivermos mesmo bêbados com o hype) ou um 7/10 talvez seja o mais justo.
É um bom ponto de partida para uma temporada que será mais curta, mas está longe de ser aquela Season Premiere que nos agarra pelos colarinhos e nos manda um soco na cara. Pouquíssimas foram as coisas que aconteceram que eu não estivesse à espera que acontecessem e isso não ajuda. Daqui em diante, HÁ SPOILERS!
:: SPOILERS ::
A minha parte favorita deste episódio foi a do Samwell Tarly, principalmente aquela sequência tecnicamente perfeita que demonstra todo o tédio, o nojo e a monotonia do dia-a-dia de Sam na cidadela, mostrando ao espectador que a vida de Sam “O Matador” está longe de ser aquilo que ele esperava ali: muito mais limpar cocó do que ler livros. Positivo é também o facto de Sam parecer ter um aliado no Arquimeistre, mas veremos se o continuará a ter quando se souber que Sam anda a “pedir emprestados” livros sem consentimento. A fechar, Jorah Mormont está na Cidadela. Será que Sam vai ter um papel a desempenhar na tentativa do nosso cativo da Friendzone favorito para encontrar a cura para a Escamagris?
Jon e Sansa começam a chocar. Já esperava que isto acontecesse na temporada anterior, mas nesta será certamente um tema recorrente. Jon é muito mais parecido com Ned enquanto Sansa, como a própria disse, aprendeu muito com a Cersei… E com o ingrediente Petyr no meio, as coisas vão ser sempre muito frágeis nesta liderança quase bicéfala. Veremos se alguma das casa que Jon perdoou não causará problemas no futuro, fazendo com que Sansa lhe lance o velhinho “I told you so”. Para além disso, em breve um corvo de Sam chegará para visar Jon de que Dragonstone tem Vidro de Dragão e Jon terá que marchar para Sul para falar com Daenarys.
Por falar na nossa adepta de nudez de cabelo prateado, Dany tem a sua real bunda alapada em Dragonstone, finalmente! Depois dos trailers nos mostrarem uma batalha épica entre os Imaculados e os guardas Lannister, eis que Dragonstone é tomado sem luta. O que quer dizer que Dany vai, durante esta temporada, avançar para a conquista de novos territórios. Como será a sua recetividade às necessidades de Jon Snow (não estou a falar dessas necessidades, estou a falar das necessidades de Vidro de Dragão)? Vamos ter de esperar mais uns episódios. Não podemos esquecer que os Starks ajudaram terminar com dinastia Targaryen.
Cersei alucinou de vez. É uma Mad Queen. E a sua relação com Jaime está a caminhar no sentido que eu gosto. Acho que Jaime é um personagem muito bom, talvez o melhor da série, uma vez que tem tantas reviravoltas no seu arco que somos capazes de o odiar no início de uma temporada, sentir compaixão dele a meio, e odiá-lo de novo no fim. É no fundo um homem absolutamente preso a um amor irracional por uma mulher que tem muito pouco para amar. Penso que Jaime terá o seu grande momento de redenção quando se vir confrontado com uma decisão final sobre o que fazer com Cersei.
E terminamos com o início do episódio. Arya Stark protagoniza o melhor início de episódio de todos os episódios de Game of Thrones. Se todo o episódio tivesse mantido o nível, talvez estivéssemos a falar de um episódio ao nível de Hardhome. Arya parece estar a ir para Sul, o que deixa aqueles que, como eu, esperavam uma reunião de família, um pouco tristes…
"Então e a cena do Ed Sheeran?"
Vamos fingir que não aconteceu.
O próximo episódio chama-se Stormborn e a sinopse no IMDb deixa antever que será um episódio cheio de eventos: “Daenerys recebe um visitante inesperado. Jon enfrenta uma revolta. Tyrion planeia a conquista de Westeros.”
Será que vamos ver Tyrion a liderar a tomada de Rochedo Casterly na próxima semana?
Marcações: game of thrones