s07e02

GOT S07E02 - Stormborn- Review

Depois de um início de temporada muito, muito decente, Stormborn é o episódio que precisávamos para perceber muito do que aí vem.

:: SPOILERS ::

O enredo move-se muito mais rapidamente nesta temporada do que nas anteriores, fruto desta ser mais curta e da série ter “os dias contados”. Por essa razão, começamos a ver alguns dos conflitos que nos haviam sido prometidos (muitos deles há várias temporadas) a finalmente terem lugar, com o ponto alto deste episódio a ser o reencontro familiar das Lulas Gigantes em alto mar. Parece o tema de um documentário do NatGeo Wild, mas é muito mais do que isso. Euron Greyjoy e a sua armada interrompem o início de uma bela história de amor entre Yara Greyjoy e Elaria Sand. Euron arrasa completamente a armada de Yara, afiliada a Daenerys, abre caça às Sand Snakes e torna cativa a sobrinha bem como a própria Elaria. Esta batalhar é o ponto alto do episódio, por isso comecei a minha análise por aqui. Impecavelmente feito, os próprios planos contrapicados dos barcos de Euron indiciaram logo a superioridade da sua armada e tornou-se claro que só faltava perceber quem é que ia morrer, sendo que Euron não seria certamente. As sacrificadas acabaram por ser as Sand Snakes, que quando surgiram, há umas temporadas atrás, prometiam bastante, mas nunca foram muito activas e os seus diálogos eram enfadonhos… Aliás, tudo o que se passou em Dorne na série é uma tortura para quem lê/leu os livros. O Dornish Masterplan não foi abordado, Aryane Martell não entrou na série… Na minha opinião, fizeram tudo ao contrário. Restou-me o consolo de ver Oberyn a ser muito bem interpretado por Pedro Pascal. RIP Sand Snakes.

Elaria deverá agora ser entregue a Cersei. No episódio Euron prometeu uma prenda a Cersei, eu acho que será esta. Tyrion deverá continuar fora do alcance do nosso novo vilão psicótico da série que, diga-se, é um digno herdeiro deste título deixado vago por Ramsey. Odeio-te Euron. Odeio-te por seres tão bom a ser uma besta. Mais um paralelo para os livros: Euron é muito mais alucinado nos livros e a sua “entourage” é muito mais carismática e enigmática (todos têm a língua cortada, por exemplo).

yara

A Sul, o episódio abre com Tyrion a definir aquele que é um plano perfeito para conquistar 7 Reinos. Os Westerosi vão cercar Porto Real e destronar Cersei, os estrangeiros (Dothraki e Imaculados) vão tomar Rochedo Casterly. Infelizmente, como já vimos nos parágrafos anteriores, Euron tinha outros planos… Mas parece que no(s) próximo(s) episódios vamos ter finalmente a tomada de Rochedo Casterly! Espero ver Daenerys a dar o título de Senhor de Rochedo Casterly a Tyrion e imaginar Tywin a dar voltas no caixão.

Além disto, Daenerys aproveitou para por a sua “corte” em sentido ao mostrar a Varys que está de olho nele. Tipo: “Amigo, trocaste os outros para me servir. Nada garante que não me traias para servir outros.”.

Surpresa! Melissandre está em Pedra do Dragão e, apesar de ter sido posta a mexer de Winterfell por Jon Snow, mostra que está empenhada na luta contra a Longa Noite ao tentar recrutar Daenerys para a causa e aconselhá-la a chamar Jon. Esta atitude é suportada por Tyrion que teve uma interessante relação com Jon no início da série. Parece que Jon e Daenerys se vão encontrar em breve. Toda a gente tem andado a rezar por este encontro. Está aí. Acho que vai ser um bocadinho diferente do que estamos à espera, mas estou a contar as horas até ao próximo episódio.

Grey Worm e Missandei finalmente atiram-se um ao outro. Positivo. É bom ver que Grey Worm consegue desenrascar-se apesar de não ter pilita. Infelizmente, acho que o consumar deste tímido namoro e aquele discurso de Grey Worm deixam adivinhar que o jovem pode vir a falecer em breve… Ou então Missandei.

varys

Cersei reuniu os poucos que ainda lhe são leais em Porto Real, o pai de Samuel está por lá, mas não está muito convencido. Aqui tive a grande desilusão do episódio: não contava ver Jaime tão proactivo para ajudar a irmã na sua causa… Por outro lado, é a irmã e o nome da família que estão em causa. De que raio estava eu à espera? Se o Tarly efectivamente trair os Tyrell e matar Ollena vai ser uma grande perda. A Senhora de Jardim de Cima é uma excelente personagem.

Meistre Qyburn, um excelente personagem que me faz odiá-lo desde que veio para Porto Real, arranjou um plano para reduzir a vantagem que Daenerys tem com os Daragões. Uma espécie de besta gigante capaz de penetrar com facilidade o crânio do maior dos Dragões da anterior dinastia Targaryen. Parece que as forças se começam a equilibrar para a batalha final. Contem com uma vitória Targaryen, mas com a perda de um ou dois dragões… É apenas a minha opinião.

cersei

Na Cidadela, Samuel Tarly, está a tentar resolver todos os problemas do Mundo. No anterior episódio foi a questão do Vidro de Dragão e neste foi a doença de Jorah. Depois de inicialmente o Arquimeistre dar a entender a Jorah que teria 10 a 20 anos de vida mas apenas 6 meses de lucidez mental e que o melhor seria usar a sua espada para por termo à vida, Sam não desistiu e, novamente contra a vontade do Meistre, vai aplicar técnicas proibidas para tratar Jorah. Parece que vai funcionar e Jorah, vai poder morrer a tentar tomar Porto Real em vez de morrer a fazer de homem-estátua.

jorah

Grande transição do pus da infeção de Jorah para a tarte na estalagem. Arya reencontra-se com Tarte Quente que lhe comunica que o seu irmão está a liderar os destinos de Winterfell! Arya ruma então a norte para o reencontro tão esperado (por ela e por todos nós). A meio, reencontro com Nymeria só para nos partir o coração um bocadinho. Nymeria tem andado na Mata de Lobos, a liderar uma matilha. Isto é igual aos livros como uma pequena nuance: nos livros, todos os Starks são Wargs e conseguem entrar no corpo dos seus lobos. Quer Arya quer Jon o fazem recorrentemente (mas inconscientemente), principalmente Arya. Aqui isso não acontece, e Nymeria parece reconhecer Arya mas não a vai seguir. Penso que isto é porque, em certa medida, Arya já não é Arya. É Ninguém.

arya

No Norte, Jon Snow está entusiasmado e decidido em rumar a Sul para reunir com Daenerys. Acredita que lá pode encontrar a solução para ambos os seus problemas: Cersei e o Rei da Noite. Provavelmente pode, mas está a criar outro: Petyr e Sansa. Sansa tem reprovado o comportamento do irmão de forma pública nas reuniões, mas Jon tem saído por cima tendo sempre uma palavra final que deixa todos resignados. Foi o que fez desta vez, ao entregar o controlo do Norte à irmã. Mas será sensato deixar o controlo do Norte à sua influenciável irmã, sobretudo depois de ter apertado o pescoço de Petyr (que por acaso já estava a pedir)? Acho que Ned Stark foi o último personagem a apertar o pescoço de Petyr. Sabemos como é que isso acabou.

Aqui poderão acontecer uma de duas coisas: Sansa deixa-se levar por Petyr e Jon vai voltar do Sul com mais um problema. Ou Sansa prova que cresceu e aprendeu alguma coisa e Petyr vai, finalmente, ver as coisas a correrem-lhe mal.

E foi mais um episódio de GOT. Faltam 6. Esta temporada promete.

Marcações: game of thrones

Comentários